O QUE É A OBESIDADE?

A Obesidade é definida como um aumento do peso corporal acima de 20% do peso considerado ideal.

COMO POSSO SABER SE ESTOU COM OBESIDADE?

A maneira mais aceita para verificar o nível da obesidade é obtida pelo cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal)

——————-Peso
IMC  =   ———————–
————–Altura x Altura

INDICAÇÕES DE CIRURGIA

• Pacientes com IMC acima de 40
• Pacientes com IMC acima de 35 que possuem outras doenças associadas a obesidade
• Pessoas que não obtiveram sucesso em tratamentos clínicos anteriores
• Não ser portador de nenhuma doença ou condição que contra indique a cirurgia

CIRURGIA DE BANDA GÁSTRICA AJUSTÁVEL

É uma moderna Técnica Cirúrgica para o tratamento da Obesidade na qual se coloca um anel de silicone em volta do estômago formando uma “Ampulheta”, diminuindo a capacidade do estômago em receber alimentos. Essa é uma operação do tipo Restritiva onde uma pequena quantidade de comida é suficiente para causar plenitude ou saciedade. O alimento passa lentamente para o resto do estômago onde se processa a digestão. Nessa operação, apenas o excesso de volume de comida ingerido é barrado e líquidos passam livremente. Essa cirurgia resulta numa perda média de 20% do peso total.

OPERAÇÃO DE CAPELLA OU GASTROPLASTIA COM ANEL E BYPASS PROXIMAL EM Y DE ROUX

É uma cirurgia na qual se realiza um grampeamento do estômago, reduzindo sua capacidade em mais de 80%, em seguida é feito um desvio do intestino para diminuir a absorção. Essa é um tipo de operação Mista com componentes que proporcionam restrição e de má-absorção alimentar, com predomínio da restrição pelo fato de existir o anel de silicone. Essa cirurgia resulta numa perda média de 40% do peso total.

OPERAÇÃO DE SCOPINARO OU DERIVAÇÃO BILEO-PANCREÁTICA

É uma técnica na qual se retira parte do estômago e diminui também a quantidade de intestino responsável pela absorção dos alimentos. Essa é um tipo de operação predominantemente de má-absorção alimentar, permitindo que o paciente possa ingerir praticamente a mesma quantidade de alimento que ingeria antes da cirurgia, mesmo em grande quantidade, visto que os mesmos não serão absorvidos. Essa cirurgia resulta numa perda média de 40% do peso total.